quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Prioridade do tempo e seus adventos

Um circulo de horas que não se interrompe.
Assim é o tempo, imortal.
Não retroage, é implacável e segue sempre em frente deixando para trás amores, ódios, alegrias e tristezas, pessoas, atos e desacatos e no fim de tudo o que fica é a saudade.
Talvez, quando o homem inventou de demarcá-lo, o tenha feito para se lembrar de tudo aquilo que não volta, de tudo o que se perdeu, das coisas que não são reconstruiveis, enfim de tudo o que não tem mais jeito. Incrivelmente o tempo vence até a morte, pois a morte é fato e o tempo abstrato e o tempo seguirá sempre além da morte ou apesar dela. Mesmo que tudo se acabe o tempo perdurará para sempre, mesmo que não existam relógios para anunciá-lo. Então eu te pergunto: Como você anda lidando com seu tempo? O que é realmente importante dentre as coisas importantes que te cercam?
Alimentar seus bichinhos de estimação, suprir teus vizinhos com as sobras do teu repasto, dormir 14 horas por dia, se preocupar com problemas alheios, ir a velório, fofocar sobre a vida das pessoas, ir pra balada, opinar sobre assuntos de pouca valia ou serventia, passar horas se preocupando com sua aparência ou ficar em frente à tela de seu computador aprendendo nada sobre coisa nenhuma, ouvir e se emocionar com lindas canções que te tocam, mas não te movem, assistir a grandes filmes com grandes conteúdos e não repassar o aprendizado para frente. Até Salomão, em sua imensa sabedoria disse que tudo nesse mundo é vaidade e que todas as coisas se desvanecem, perdem a graça e o vento leva como leva o pó e o espalha pelo ar, então por que insistimos em juntar quinquilharias ao nosso redor. Cuidado para que todos esses objetos de desejo não te atrapalhem quando você realmente precisar correr para atender alguma coisa verdadeiramente importante, não vá tropeçar, colidir ou se machucar batendo num ego pontudo, ou na soberba envidraçada da sua vida, ou num orgulho ferido jogado pelo chão. Limpe e arrume sua casa e coloque as coisas nos seus devidos lugares, priorize o que vale a pena mesmo, tenha tempo e divida seu tempo, pois ele é muito curto. Ouça, veja, sinta, cheire e prove o sabor da vida, nunca diga "eu não gosto disso ou daquilo" sem conhecer verdadeiramente seu conteudo, tudo tem valor, maior ou menor, mas tem valor e, às vezes é uma lição para toda a vida. As gerações mudam, conceitos, não. O que é certo, sempre o será e o que é errado nunca deixará de ser, você pode mudar o nome, o tamanho, a forma, embutir uma idéia, criar uma teoria, fundar uma igreja ou entidade, se exilar e virar um ermitão,ditar-se regras de vida, o que você quiser falar ou fazer não mudará a caminhada estressante do tempo em sua vida, poderá atrasá-lo ou adiantá-lo em termos de conhecimento e prática ou melhor ainda fazer com que você enxergue o que é realmente importante. Pare de tentar preencher as lacunas da sua vida com futilidade só para não ver o tempo passar e passe a se deleitar das maravilhas de prestar atenção nos menores detalhes de tudo que te cerca e conecte-se, pois tudo neste mundo está conectado.

Nenhum comentário: